sexta-feira, 24 de setembro de 2010

CONCURSO PÚBLICO - Expectativa e Perspectiva


Como professor de cursos preparatórios percebo que a grande massa de estudantes que se envolvem nesse processo vem empanturrada de expectativa. Mas antes de apresentar a vocês a minha visão da coisa, convém definir o que vem a ser expectativa:

Expectativa é um processo de motivação interior, é o sonho, o desejo de alcançar algo, seja ele físico material ou imaterial. Desejosos que somos por qualquer tipo de melhoria, buscamos a estabilidade financeira, o progresso social e, em dado momento, visualizamos isso nos concursos públicos.

Já passei em alguns concurso públicos militares e civis e entendo que esse impulso é nada mais do que desejo. Aquele ditado que diz “querer não é poder” encaixa-se bem, quando trazemos para os nossos estudos a noção de expectativa desprovida da devida perspectiva. Enquanto alguns só desejam passar, outros planejam passar. Muitos abrem mão de empregos, horários com familiares, diversões gerais. Abdicam do prazer imediato para construírem um futuro melhor. Outros nem sabem que existe curso preparatório. Outros ainda, fazem a inscrição e, quanto não há uma prioridade maior como “fazer algo mais prazeroso” vão ao cursinho e , e em alguns momentos, em casa, no trabalho, ou nas salas vazias do curso pegam o material para darem uma olhadinha. É aí que a perspectiva decide o futuro de alguns.

Costumo dizer que passar em concursos públicos é o meio mais fácil de se chegar a uma vida profissional estável. Para ser servidor ou funcionário público não é necessário ser comunicativo, simpático ou formador de opinião; não é necessário ser um Tom Cruise ou ainda um Pedro Cardoso (por sinal, um show na grande família). O estudante só precisa organizar o tempo, definir um objetivo a médio prazo e estudar com professor e material didático adequados e pronto.

Um outro ponto importante é perceber a fila, que avança. Os mais bem preparados que você, em determinado momento passam e param de concorrer, muitos bons estudantes desistem no meio do caminho por novas oportunidades e outros, por não se sentirem motivados até chegar ao objetivo. Assim você tem a obrigação de apenas, apenas mesmo, estudar, estudar e estudar.

Quem fala que é difícil passar em concursos públicos e vem estudando só vê a coisa oniricamente, só deseja, mas nunca se organiza para alcançar o objetivo. O nosso maior rival – isso soa como lugar comum – é a nossa impaciência, insegurança e falta de planejamento. Nada do que você, querendo de verdade, não consiga ter.

Assim, não esqueça! A expectativa só tem valor nos concursos, quando acompanhada da devida perspectiva. O desejo não move moinhos, é fundamental que façamos ventar. Sonhar é importante, mas planejar é parte do processo.

Sucesso,

Marcelo Portella

Nenhum comentário:

Postar um comentário